terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nossa Senhora e as Nossas Senhoras

Para o povão pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida não é a mesma coisa que pedir a Nossa Senhora de Fátima. Entendem como se fossem duas santas. Vêem as imagens. Estas são diferentes nas roupas, nos atributos. Então entendem como duas santas distintas e não como se fossem a mesma pessoa. E quando explicamos que Nossa Senhora é só uma com vários nomes e imagens, ao ver uma imagem de Santa Luzia, Santa Barbara, Santa Teresinha ou Santa Rita de Cássia eles acham que estas são nossa Senhora. Já ouvi gente falar assim: Nossa senhora santa Luzia...misturam tudo. “Não entendo também por que padres e religiosas após rezar a ave Maria dizerem: “Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós”“.” Nossa Senhora das Graças rogai por nós...” Ora, já pedimos a intercessão de Nossa Senhora quando dizemos: "Santa Maria , mãe de Deus, rogai por nós..." E para que mencionar outro titulo se nos dirigimos a mesma pessoa? Isto é que faz o povo entender que pedir a Nossa senhora de Nazaré é deixar de pedir a Nossa Senhora do Carmo. Em fim a pratica induz a se pensar que se trata de pessoas diferentes. A padroeira do Brasil não é uma imagem de nossa Senhora. Na verdade Nossa Senhora sob o título de N. Sra. da Conceição já era padroeira do Brasil desde o descobrimento por ser padroeira de Portugal e sua colônias. Não deviam focalizar a festa na imagem, mas na devoção à imaculada Conceição como diz a oração da missa. A imagem é um símbolo, uma representação da pessoa de Maria em sua imaculada conceição que quis aparecer no Brasil numa imagem simples que representa o mistério de sua conceição imaculada. Já escrevi ao santuário nacional pedindo que a imagem oficial da imaculada conceição no Brasil fosse a aparecida. Mas eles nem deram atenção. Então, de certa forma estão vinculado o culto não à pessoa da Virgem, mas a imagem encontrada, com se fosse esta estatua a protetora do Brasil. Neste ponto, há que se refletir sobre o que o pastor escreveu. Muitos realmente nem se quer associam esta imagem a Maria e nem aos outros títulos dela. O povo precisa de formação e os padres de deixar de ser omissos neste aspecto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Francisco, seus textos são excelentes amigo.
Gostei muito da linguagem, fácil e uma bela dissertação.
Vou dá meu ponto de vista no tema 'NOSSA SENHORA E AS NOSSAS SENHORAS'

Bom vou começar pelas escrituras:
Lucas 1: 48
Assim diz...Porque olhou para sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventura todas as gerações...

Qual a geração que proclama ela em nosso tempo?

Católicos.


A nossa oração: AVE-MARIA que a primeira parte foi retirada das escrituras, diz assim:

Ave, Maria, cheia de graça, o senhor é conosco, bendita sois vós entre as mulhres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus...

Qual é sua graça ?

Francisco.

A minha é Iunes.

Então temos:

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora De guadalupe
Nossa Senhora de fátima
Nossa Senhora Lourdes
E etc,

Penso amigo que DEUS na sua benevolência não liga para estes detalhes.

Quer vê:

Três Reis Magos:

O mundo inteiro diz e afirma categoricamente que eles visitaram JESUS CRISTO na manjedoura.
Não foi. Foi na casa dele e dois anos depois (Mateus 2: 11 - diz casa e o tempo acima e abaixo. (mateus 2: 16)

E DEUS não liga para isto. Devo salientar, que é importante sermos observadores, pois só assim se sabe como o Anti-Cristo foi feito.
Mas se os nossos irmãos não tiverem a capacidade de perceberem, caro amigo.
Não vejo tanta importância pois para DEUS o importante é a fé, a pureza do coração e amor no próximo.
Conheço tanta gente com mentes brilhantes que Jesus Cristo parece um Extra-Terreno, para eles.
Nem todo mundo tem a capacidade intelectual de alguns.
Estes que tem a intelectualidade a maioria da vezes não tem fé...amor...humildade.
Pessoas são mais importante que coisas..aprendi aos 48 anos de vida que a fé vê o invisível, acredita no inacreditável e recebe o impossível.
Eu hoje mais do que nunca vejo a Organização Católica, riquíssima em tudo.
Tem seus defeitos SIM, mas entre nosso povo a liberdade de debater é dada a todos. isto é algo muito bom.
Para uma organização; CRITICAR, DEBATER...Isto só nós faz crescer.

Um abraço,
iunes.batista@hotmail.com

Prof. Francisco Castro disse...

Obrigado pelo comentário. Nãi visito muito o blog e só o vi agora. Sim, o mais importante é a fé e observancia dos mandamentos de Cristo. Quis porem, apenas escalercer e não, cirticar por driticar. Esaepro que algo do mais importante tenha ficadao. Olhar Maria a mãe do Cristo em todas os seus nomes e imagens; isto é o fundamental.