quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cascavel, Cidade turística. É possível?


Cascavel, o distrito sede, poderia ser uma cidade de grandes atrativos turísticos, não só pelas belas praias que ainda pertencem ao município, mas por seus monumentos... Que monumentos? Por suas praças floridas e bem arquitetadas. Que praças? Nossos prédios antigos foram destruídos. A nossa matriz completamente alterada. Não se tornou uma obra bela da moderna arquitetura. Deixou de ser uma expressão do barroco do século XIX para ser algo entre um barracão e uma salão de eventos sem nenhuma estética. Nosso altar fere até mesmo as normas litúrgicas do Vaticano II com seu sacrário exposto no centro com fosse um armário. Promessas de reforma existem. Mas para quando? Ninguém sabe. E o tempo passa sem piedade. Outro monumento nosso prestes a desabar é nossa antiga cadeia publica que tendo sido reformada foi novamente abandonada as traças aos cupins e a desolação. Nossas praças? Uma lástima. As que não estão abandonadas como a do Hospital,,( o ponto de encontro dos jovens) , sem bancos, sem iluminação e entregue as formigas, não apresentam, beleza, não possuem flores, os canteiros parecem tanques ou covas de plantar batatas; os arcos de nenhum triunfo não integram o conjunto. Quando vejo cidades menores, em pleno sertão nordestino, com praças floridas e agradáveis, fico triste e lamento a sorte da minha cidade. Tão mal amada e mal cuidada.
Por que Cascavel não tem a sorte de gestores capazes de fazê-la uma cidade bela, limpa, enfim um local que seja um jardim? Porque estamos no Ceará e aqui as flores não florescem. De forma alguma! Cidades em pleno sertão cearense e nordestino têm praças bonitas, verdadeiros cartões postais. Eu as vi.

Porém, estamos novamente em uma ano eleitoral. Muitas promessas. E muito mais campanhas da musiquinha e dos cartazes. Em quem votaremos? No candidato que colocar mais pessoas segurando bandeiras nas ruas? No que fizer a modinha mais criativa ou o que reunir o maior número de carros numa carreata? Precisamos de propostas concretas, sérias e viáveis senão Cascavel, a cidade, continuará desperdiçando todo o potencial turístico que possui. Cascavel não merece continuar feia e mal amada. Vamos amar nossa cidade e transformá-la num jardim. Ela não é feia por natureza. Seus filhos a estão fazendo ficar assim.

Professor Francisco Silva de Castro

Nenhum comentário: